Os Elementos de Euclides

É a maior obra de Geometria da época da Antiguidade Clássica. É um texto didático que compilou todo conhecimento geométrico estabelecido até então. Foi um texto que serviu de base para o ensino da Geometria Euclidiana até praticamente nossos dias.

Fato interessante é que a obra de Euclides foi o livro mais usado e adotado, a exceção da Bíblia, por toda a humanidade, tendo mais de mil edições impressas desde a primeira que data de 1482.

Os Elementos são compostos por 13 livros com 465 proposições. Essa obra caracteriza-se pela originalidade na apresentação, pela cuidadosa lista de definições que antecedem ao desenvolvimento de cada parte e pela organização dos teoremas em ordem crescente de complexidade.

O primeiro livro, por exemplo, traz uma lista de definições de linha, ponto, superfície, círculo, axiomas e postulados da geometria, dentre outras coisas. Outros tópicos importantes abordados em outros livros são: progressões geométricas, estudo dos irracionais, magnitudes incomensuráveis, teorema fundamental da Aritmética, teoria dos números, teoria das proporções e álgebra geométrica.