
Para
desenhar
, fazemos:
-
em primeiro lugar, y=x2;
- em seguida,
,
observando a reflexão em relação ao eixo horizontal do gráfico de
;
-
finalmente,
é o resultado de uma translação vertical de 4 unidades do gráfico de
.
Para
desenhar y=3x-2, fazemos:
- em primeiro lugar, y=x;
- em seguida, y=3x, observando a mudança
de inclinação em relação ao gráfico anterior;
- finalmente, y=3x-2, como resultado de
uma translação vertical de -2 unidades do gráfico anterior.
Colocando
os gráficos das duas funções num mesmo par de eixos, isto é, "passando
a limpo o que está nos interessando", temos:
Resolver
a inequação dada
reduz-se pois à resolução de uma equação - que permite encontrar os
valores da abscissa x para os quais os gráficos se interceptam - e à
leitura do gráfico. É preciso observar que nem sempre aparecem no gráfico
os pontos de intersecção - como no gráfico desenhado, onde um dos pontos
não aparece, devido à escala adotada - e, conseqüentemente, os cálculos
algébricos são fundamentais.
Assim sendo:
conduz
a
que, resolvendo a equação do segundo grau, nos fornece x=-6 ou
.
Assim, a solução da inequação é o intervalo dado pela reunião de dois
intervalos,
pois,
para esses valores de x, o gráfico da função y=3x-2 se encontra acima
do gráfico da função
.